O Circuito Patrimônio Vivo é parte do Programa Janela para o Mundo. Este programa, de responsabilidade social da Omega Energia, fomenta iniciativas de educação básica e aperfeiçoamento profissional em prol do desenvolvimento socioeconômico em comunidades em que a empresa está presente.

A Omega Energia atua na área de energia renovável na criação, instalação e operação de parques geradores em todo o país, e acredita que seu sucesso como empresa depende de uma atuação abrangente, respeitosa e eficaz nas esferas social e ambiental. Por isso, os projetos desenvolvidos nas comunidades locais são planejados e geridos de acordo com o contexto e a realidade de cada comunidade onde a Omega Energia atua. Em cada território, são mapeadas as potencialidades para identificar fatores que possam promover o desenvolvimento local e democratizar os ganhos para a comunidade. Também são desenvolvidas parcerias com o governo, em suas esferas local, regional e federal, e com academias e organizações da sociedade civil organizada.

Assim tem sido realizado o Circuito Patrimônio Vivo na Ilha Grande de Santa Isabel, no Piauí.

Saiba mais dessa história

Visite o site da Omega energia

Depoimentos
_

  • Descobri, naqueles dias, que aquela intensa e variada ambientação do Delta resiste a qualquer enquadramento cultural óbvio e é sempre surpreendente na geração de personalidades musicais, das letras e das artes gráficas, das artes tradicionais e modernas, revelando ao Brasil artesãos e intelectuais urbanos contemporâneos.

    Alfredo Manevy, professor de cinema e gestão cultural na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Secretário-executivo do MinC (Ministério da Cultura) no período 2008-2010. É diretor-presidente da SPCine, Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo.

  • O Programa Janela para o Mundo buscou dar luz aos ativos escondidos nas memórias e esquinas da ilha, revalorizando-os e dando a chance de os moradores identificarem-se com a história do seu lugar.

    Gustavo Mattos, diretor de Implantação e Operação da Omega Energia.

  • O que acontece quando se põe em movimento as lembranças, as memórias, aquilo a que chamamos de patrimônio imaterial? Valorizando seu modo de pensar, falar, receber e fazer, cria-se uma imagem daquilo que constitui cada uma das pessoas e as torna somente deste lugar – ressignifica suas raízes.

    Izabel Brunsizian e Sérgio Serapião, Coordenação do Programa Janela para o Mundo (2012-2015).