O Circuito do Patrimônio Vivo tem como um dos seus objetivos gerar trabalho para a população da Ilha Grande de Santa Isabel, tendo como ponto de partida as riquezas culturais contidas em seus saberes, formas de expressão e celebrações. A geração de renda é fomentada por meio de arranjos produtivos locais e da articulação de atores locais e regionais para o desenvolvimento econômico.

Desde 2012, desenvolve-se o Projeto Salto para o Mundo, no âmbito do Programa Janela para o Mundo – Eixo Geração de Renda. No primeiro ano, o trabalho consistiu em um conjunto de palestras e oficinas, para as quais foram articulados parceiros locais, como a Universidade Federal do Piauí – campus Parnaíba, produtores culturais locais e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí. No ano seguinte, formou-se um grupo de associações que recebeu suporte para entender oportunidades de acesso à renda disponíveis, tais como editais e leis de incentivo, e para ultrapassar eventuais obstáculos que dificultavam o alcance de tais verbas, especialmente questões como a valorização do próprio trabalho, contextualização de sua arte e circulação de seu trabalho. Nesta etapa, foram envolvidas a Superintendência de Cultura de Parnaíba e a Prefeitura de Ilha Grande.

Na sequência, criou-se o Selo Patrimônio Vivo da Ilha. Este chancelou as associações que vinham participando ativamente de todo o processo e que se fortaleceram tanto em termos de gestão quanto na relação com sua produção. As associações que receberam o selo se tornaram estações do Circuito Patrimônio Vivo da Ilha.

No terceiro ano, tendo consolidado uma rede de associações que vinha fortalecendo os vínculos e cooperando mutuamente, o projeto entendeu que poderia contribuir para um salto na relação com o público. Foi alugada uma das lojas do primeiro shopping center da cidade e criou-se uma parceria com as associações que faziam parte do Circuito Patrimônio Vivo da Ilha. Cabia às associações o revezamento diário no espaço, denominado Espaço Patrimônio Vivo, o cuidado com os produtos, a divulgação do trabalho de grupo e o balanço financeiro.

Alguns resultados alcançados

Mais de 1400 pessoas beneficiadas direta e indiretamente – mais de 10% da população da Ilha.


Depoimentos e realizações das associações participantes do Circuito demonstraram forte ganho de autoestima de seus membros, por exemplo, no que diz respeito à valorização do próprio trabalho, o que gerou confiança para crescer e ampliar suas perspectivas de renda.

Exemplos de impacto positivo na gestão de associações: ampliação e melhoria da sede; inscrição em premiações e concursos nacionais; ampliação do número de participantes, entre outras.

Exemplo de impacto positivo com realizações inéditas: quatro das cinco associações aptas para concorrer com projetos próprios, desenvolvidos no programa de suporte técnico, ganharam edital da Secretaria Municipal de Parnaíba. Com o exercício de aprender a apresentar seus projetos, aproximaram-se de editais do estado e passaram a se inscrever em editais federais.


Visibilidade e credibilidade no trabalho de defesa do patrimônio da Ilha Grande de Santa Isabel levam ao incremento da participação da população em manifestações culturais, impulsionando um ciclo virtuoso de valorização.

Exemplo de impacto positivo: aumento no número de participantes em celebrações como Pastorinhas, Folia de Reis e Boi-Bumbá.


Aproximação de atores locais e regionais, promotores de desenvolvimento das associações locais.

Exemplo de impacto positivo: aproximação dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento do Estado do trabalho realizado na Ilha Grande de Santa Isabel. Como fruto desta aproximação, foram realizadas oficinas para associações entenderem a possibilidade de se inscreverem em editais estaduais. Um ano depois, uma das associações, a Associação de Catadores de Marisco da Ilha Grande, foi a primeira da região contemplada em um edital, contando, inclusive, com ajuda de ONG local no processo.


Aumento do engajamento e da participação em espaços públicos.

Exemplo de impacto positivo: construção, com participação de associações locais, do Plano Municipal de Cultura de Parnaíba. Essa participação ativa levou à criação do Banco de Projetos Municipal.


Alcance e reconhecimento do Circuito Patrimônio Vivo da Ilha em escala nacional.

Exemplo de impacto positivo: participação na 13ª Semana dos Museus do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).


Incremento de autonomia e compromissos por associações.

Depoimentos
_

  • Sempre dançamos a cultura daqui, mas quando ganhamos o selo, sentimos que fomos vistos. Hoje somos Patrimônio Vivo da Ilha.

    Associação Raízes do Nordeste.

  • O pessoal do Janela para o Mundo nos assessorou muito na condição de ver a própria cultura local e todos os outros conhecimentos que estamos adquirindo junto com essa parceria. Contribuiu com conhecimento. Não tínhamos experiência. Foi o primeiro projeto da gente. E está sendo aprovado.

    Carlos Fernando Silvino Nascimento, presidente da Associação Comunitária da Pedra do Sal.

  • A equipe do Janela ajudou a gente a elaborar projetos, através do projeto que fazemos parte há dois anos, eles ajudaram não só a elaborar projeto como também eles ensinam muita coisa… A falar com as pessoas, a conversar e vender o nosso produto, pois às vezes a gente precisa fazer isso!

    Acrísio João dos Santos, presidente do Grupo Cultural Novo Fazendinha.

  • A equipe da Janela orientou a gente em como escrever projeto, pois a agente nunca tinha feito projeto. E sempre dava apoio com palestras, dando iniciativa, sempre dando apoio para como que a gente pode ficar mais organizado.

    Serrate Maria de Sousa Gonçalves, presidente da Associação de Artesãos da Ilha Grande de Santa Isabel Trançados da Ilha.

  • Eu não chamo Janela para o Mundo. Eu chamo Família para o Mundo, que incentiva a gente. Passamos também a ter contato com outras pessoas que a gente não conhece e aí a gente se organizou e elas (equipe do Janela) sempre aqui com a gente fazendo reunião e participando de tudo.

    Serrate Maria de Sousa Gonçalves, presidente da Associação de Artesãos da Ilha Grande de Santa Isabel Trançados da Ilha.

 

Materiais desenvolvidos pelo projeto
_

Mapa de Riquezas Culturais da Ilha Grande de Santa Isabel e Caderno de Destaques da Ilha [DOWNLOAD]

DVD Patrimônio Vivo da Ilha – Registros 2013/2014 [VER MAIS]

Selo Patrimônio Vivo da Ilha Grande de Santa Isabel [DOWNLOAD]